terça-feira, abril 14, 2015


10 Maneiras de aproveitar a Borra do Café

0
Fonte: http://sossolteiros.bol.uol.com.br/10-maneiras-de-aproveitar-a-borra-de-cafe/


Borra-de-cafe-podera-abastecer-tratores-e-maquinas-agricolas

#1 Posta na pia, serve para desentupi-la.

E eu ficava aflita quando via alguém jogar toda a borra dentro da pia, sou dessas de reclamar #mimdêxa, mas um dia me disseram que era bom para desentupir, fui fazer minhas pesquisas, e não é que funciona mesmo, incrível #vivendoeaprendendo

#2 Dentro do armário espanta aquelas formiguinhas indesejáveis.

É verdade. É só fazer um caminho com a borra (seca, claro) por onde elas passam, e adeus formiguinhas. Se você não quer sujeira de borra pelo armário, indico colocar em um pires, o efeito (teoricamente) é o mesmo.

#3 No jardim afasta formigas, lesmas e caracóis.

Para quem mora em casa, é excelente, porque nada pior que lesmas e caramujos fazendo parte dos habitantes e disso eu sei bem como é. Credo!!!!! É só jogar a borra de café pelo jardim ou no caso de formigueiros, jogue o café coado inteiro dentro do viveiro, meio malvado esse né? Mas, ajuda.

#4 Elimina o famoso “cheiro de geladeira”

Colocada num pires dentro da geladeira evita o famoso “cheiro de geladeira”. Pode também fazer sache com uma gaze, colocar dentro de pote de margarina, fazendo alguns furinhos na tampa e adeus cheiro. Como não testei essa ainda, me peguei pensando, mas e aí, a geladeira vai ficar cheirando café? Se bem que não seria uma idéia ruim…

#5 Afasta os gatos de seus jardins.

Se seu gatinho, às vezes teima em não usar a caixinha de areia e fazer suas artes no jardim, é só colocar um pratinho com a borra de café onde ele gosta de ir. Deve ser trocado toda semana, até que ele se acostume.

#6 Ajuda no combate à dengue.

Se você tem vasos ou bromélias em seu jardim ou varanda, é só jogar a borra do café misturada com a areia e colocar nos pratos do vaso ou jogar dentro das bromélias. Não sobra um bichinho pra contar história.

#7 Também é usada para esfoliar a pele.

Sua pele ficará bonita e sedosa usando essa mistura:
  •       1 xícara de borra de café quente
  •       1/2 xícara de açúcar ou sal
  •       1 colher de sopa de azeite
Espalhe por toda a sua pele, principalmente nas áreas ásperas, como pés e cotovelos. Retire depois de alguns minutos.

#8 Elimina mau cheiro de ralos.

Aquele cheiro insuportável dos ralos, você pode por pôr um fim nisso. Basta jogar meia xícara da borra de café no ralo e logo após derrame umas 5 xícaras de água quente. Isso poderá fazer uma vez por semana e adeus cheiro ruim pela casa. Parece com a primeira dica, mas essa tira o odor, aquela desentope.

#9 Fim do cheiro de alimentos nas mãos

Depois que você prepara aquele peixe maravilhoso, com muito alho, cebola, coentro e demais condimentos, ou pra você que não prepara nada, mas come salgadinho que cheira chulé, tenham consciência ninguém vai deixar de sentir o cheirinho nas tuas mãos. Daí você já esfrega a borra de café nelas e sai linda(o) e maravilhosa(o) da cozinha. Depois lava a mão tá? Sei lá, só pra avisar #vaique

#10 Como fertilizante para as plantas

Coloque um pouco da borra de café nas suas plantas e jardim e ela ficaram mais belas e fortes. Faça isso a cada 4 ou 5 meses. Por ser rica em nitrogênio ela é um excelente fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos

Enfim, são inúmeras as vantagens de reutilizar a borra do café e a natureza agradece.
Conhece mais alguma? Conta pra gente =)
Beijos, Tia San.
 
 
Fontes:
Culinária.terra
Blogamelias.com.br
Sinto-mebonita.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário